Sobre Nós
A Rede de Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Valdevez, é composta por quatro bibliotecas integradas na Rede de Bibliotecas Escolares.
A sua ação estabelece-se enquanto polo de dinamização informacional da comunidade educativa através da seleção, organização e disponibilização de recursos documentais para apoio a atividades curriculares, não curriculares e de lazer.
É constituída por um conjunto de recursos adequados ao tratamento, disponibilização, utilização dos documentos e materiais necessários à realização dos seus objetivos. Apresenta-se como um centro de recursos educativos, funcionando em livre acesso a toda a comunidade educativa e meio envolvente, destinado à utilização, consulta e produção de documentos em diferentes suportes.
A biblioteca escolar, enquanto parte integrante do processo educativo, é um serviço de natureza documental que se destina à promoção da leitura e também ao apoio às atividades curriculares e extracurriculares, desenvolvidas no agrupamento. É um instrumento essencial no desenvolvimento do projeto educativo e deve constituir-se como núcleo dinâmico da organização pedagógica do agrupamento, vocacionado para as atividades culturais, recreativas e de informação.
Equipa da BE
- Maria Alexandrina Martins
- Margarida Dias
- António Machado
- Rosa Mendes
- Sameiro Paredes
Coordenadora da Equipa das Bibliotecas do AEV: Maria Alexandrina Martins
Objetivos
- Desenvolver e aprofundar, nos membros da comunidade educativa, uma cultura cívica, científica, tecnológica e artística, enquanto formas de estar e ser consciente e livre no mundo;
- Proporcionar oportunidades de contacto com informações, conhecimentos e confronto de ideias, experiências e opiniões diversificadas;
- Criar e desenvolver hábitos e gosto pela leitura, bem como pela utilização das bibliotecas;
- Impulsionar a formação integral do indivíduo, numa perspetiva interdisciplinar de acordo com os objetivos e currículo do agrupamento;
- Apoiar a comunidade educativa na aprendizagem e na prática de competências das literacias;
- Disponibilizar espaços e condições adequados à realização de atividades de estudo e de lazer;
- Dotar o agrupamento de um fundo documental diversificado, atualizado, adequado às necessidades da comunidade educativa e organizado segundo normas técnicas normalizadas;
- Apoiar estratégias de ligação do agrupamento com a comunidade, estabelecendo parcerias com outras instituições.
Documentos Estruturantes
Política da Coleção
Orientações acerca da seleção, abate, aquisição, organização, preservação e manutenção dos materiais das Bibliotecas Escolares
MABE
Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar.
Avaliação e definição de estratégias de melhoria e desenvolvimento das práticas das bibliotecas
Planos de Melhoria
EB 2,3/S de Arcos de Valdevez
EB Dr. Manuel da Costa Brandão
Avaliação da Biblioteca Escolar (Plano de Melhoria 2021/ 2022)