4.ª Edição da Formação de Recursos Digitais da Biblioteca do AEV (2025/2026), com a colaboração das turmas de Informática e Eletrónica

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Valdevez (AEV) dinamizou, nos dias 30 de setembro, 1, 2 e 7 de outubro, a 4.ª edição da Formação de Recursos Digitais, uma iniciativa já consolidada no agrupamento e que tem como objetivo principal dar a conhecer a dinâmica e os recursos do espaço físico das bibliotecas escolares e promover o uso responsável e criativo das tecnologias digitais entre os alunos mais jovens.

A formação foi dirigida aos alunos do 5.º ano das escolas EB2,3/S de Arcos de Valdevez e EB Padre Himalaya, contando, nesta edição, com a colaboração das turmas 11.ºH, do curso profissional de Técnico de Informática  Sistemas, e 12.ºJ, do curso profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores. Os alunos destes cursos profissionais desempenharam um papel ativo na dinamização das sessões, apoiando os mais novos na exploração das ferramentas digitais e no uso das plataformas da biblioteca escolar.

Uma das principais novidades desta edição foi a integração de conteúdos relacionados com a Inteligência Artificial (IA). A formação incluiu exemplos práticos e demonstrações de boas práticas na utilização de ferramentas de IA no contexto da biblioteca e da aprendizagem, destacando o seu potencial para apoiar a pesquisa e a produção de conteúdos digitais de forma ética e responsável.

Tal como nas edições anteriores, manteve-se o foco na literacia digital, na segurança online e na valorização do papel da biblioteca escolar como espaço de inovação, colaboração e aprendizagem ao longo da vida.

A iniciativa continua, assim, a afirmar-se como um momento de partilha e de cooperação entre alunos de diferentes níveis de ensino, reforçando o espírito de entreajuda, o sentido de comunidade educativa e o compromisso do AEV com a educação digital e inclusiva.

A Biblioteca Escolar do AEV agradece a colaboração e o empenho de todos os professores envolvidos, que acompanharam as turmas participantes ao longo das sessões. O seu apoio foi essencial para garantir o sucesso da iniciativa, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e enriquecedor.