O escritor e ilustrador Pedro Seromenho esteve presente, no dia 20 de maio, na Biblioteca da Escola Básica Padre Himalaya, onde realizou sessões de apresentação dos seus livros como “As Galochas Vermelhas”, “Ninguém” e “Dona Linguaruda”, para alunos do 1.ºCiclo.

Começou por apresentar o Livro “As Galochas Vermelhas” e considera que este livro é um “objeto poderoso, que fala da liberdade”. Aqui se conta, de forma poética, a história de uma menina que tem umas galochas e que vão sendo passadas de geração em geração.

Segundo Pedro Seromenho: “uma criança de galochas vermelhas a brincar num quintal durante a pandemia levou-o a pensar o quanto pode ser frágil a liberdade”, assim segundo ele, “transformei estas galochas numa personificação, num hino à liberdade”.

Pedro Seromenho dedica-se à escrita e à ilustração de livros e possui, atualmente, uma vasta obra. O autor e ilustrador fez uma brilhante sessão de apresentação dos seus livros, produziu ilustrações, respondeu às perguntas colocadas pelos alunos, autografou e personalizou algumas obras que os alunos adquiriram. Estes momentos mágicos tomaram conta de todos os presentes, que ficaram presos às palavras e às surpreendentes ilustrações. São momentos como estes, de proximidade com os autores, que servem de inspiração para os nossos alunos, contribuindo assim para o seu desenvolvimento integral, da leitura, da escrita, do sentido estético e do sonho.