A 13.ª edição da “Semana Concelhia da Leitura, Ciência e Arte” realizou-se de 8 a 12 de abril, este ano subordinada ao tema “Leituras com Liberdade: 50 anos do 25 de Abril”. Esta temática especial reflete o compromisso da comunidade em celebrar e refletir sobre os valores de liberdade, democracia e cultura que assinalaram este importante marco histórico.

Há 50 anos, o acesso aos livros estava apenas ao alcance de alguns e nem todos tiveram a oportunidade de aprender e de crescer com os múltiplos ensinamentos neles contidos. No entanto, em Arcos de Valdevez, a História está a ser reescrita com a celebração da Semana da Leitura, Ciência e Arte.

Esta iniciativa pretende sensibilizar e valorizar a importância do livro e da leitura e está empenhada em criar um ambiente propício para todos os membros da comunidade explorarem o mundo mágico dos livros.

Ao longo da semana, encontros e palestras foram realizados para explorar e celebrar a importância da leitura como ferramenta de emancipação e expressão individual e coletiva. Autores, especialistas e membros da comunidade uniram-se para partilhar experiências, ideias e reflexões sobre o papel transformador da leitura na construção de uma sociedade mais livre e justa.

A Semana tem como objetivo, não só celebrar o prazer de ler, mas também reconhecer a sua importância no desenvolvimento pessoal e nas relações interpessoais.

Assim, a semana iniciou-se de forma brilhante, com um momento musical em colaboração com os alunos do Conservatório de Música e Dança de Arcos de Valdevez.

Os encontros com autores são momentos de grande importância na Semana da Leitura, Ciência e Arte em Arcos de Valdevez. Estes eventos são oportunidades únicas para os leitores conhecerem de perto os criadores por trás das obras que tanto os encantam.

Enfim, um número infindável de atividades que animaram esta Semana nas escolas do nosso Agrupamento, abrangendo turmas de todos os ciclos, do primeiro ao secundário. No que diz respeito às atividades da Leitura, são de assinalar as seguintes atividades:

-A palestra Abril Sempre… com Coronel Rodrigo Sousa e Castro: um momento histórico num encontro com um Capitão de Abril.

-O Rap vai à Escola com João Nina: através da palavra e da música, o autor propõe-se promover valores e atitudes para uma cidadania mais ativa, tais como a solidariedade, a inclusão, o valor, a amizade, o bem-estar e a colaboração, ao mesmo tempo que pretende estabelecer laços afetivos com a leitura e a escrita.

-Daniel Completo e José Fanha juntaram-se para cantar a música de Zeca Afonso com crianças e dar-lhes a conhecer alguma da poesia que o acompanhava antes e depois do 25 de Abril.

-Na palestra Arquivo de Histórias: O 25 de Abril com Pierre Marie da Universidade de Coimbra, fez-se uma abordagem sobre o 25 de Abril através da História e de memórias dos arcuenses.

-A apresentação do livro Há Um Fio de Luz Nesta Penumbra de Albertina Fernandes foi uma oportunidade excelente para conhecer a obra desta autora local.

-A apresentação do livro Caracóis com Cores de Mariana Jones foi uma viagem encantadora pelo mundo da literatura infantil, onde se retratam episódios da vida quotidiana de mãe e filhas e das emoções sentidas.

-Apresentação do livro História de um homem do povo de José Maria Alves, uma narrativa escrita na primeira pessoa que retrata a vida de um homem humilde que ultrapassou os mais diversos obstáculos ao logo dos seus 70 anos.

-Encontro para alunos, encarregados de educação e utentes do lar com a Contadora de Histórias  e Mediadora de Leitura, Bru Junça – uma experiência única de imersão no mundo das histórias e da imaginação.

-Encontro com o Poeta da Cidade, Pedro Freitas: encontro com uma das maiores promessas literárias e performáticas da atualidade.

-Encontro e Workshops de Ilustração com Pedro Seromenho: exploração do universo da ilustração com este talentoso escritor e ilustrador.

-Palestra “Revolução e Ciência: O Futuro nas Mãos da Inteligência Artificial” com Rui Sousa Silva: uma reflexão sobre o papel da inteligência artificial na linguística forense.

– Apresentação de Projetos teatrais para a Comunidade Educativa no Auditório Casa das Artes: Volta ao mundo na mota do meu pai, pelo 6º G e H, da responsabilidade de Alexandrina Martins, Carla Silveira, Cristina Gomes e Gabriela Menezes; Felizmente há 25 de Abril!, pelo Clube de Teatro dirigido pelo professor e dramaturgo José Barros.

-No último dia da semana, Arcos de Valdevez recebeu o ilustre arcuense, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, sob o mote de Celebrar Abril e conhecer o impacto de Abril na justiça portuguesa, Henrique Araújo fez uma breve contextualização da Justiça antes do 25 de Abril e falou das mudanças ocorridas após a Revolução dos Cravos.

-Leituras em Liberdade – 50 anos do 25 de Abril” serviu como um lembrete poderoso da importância contínua de defender e promover a liberdade de expressão e o acesso à cultura e ao conhecimento. Arcos de Valdevez orgulha-se de ser uma comunidade que valoriza e celebra a diversidade de vozes e perspetivas, garantindo que as gerações futuras possam continuar a desfrutar dos benefícios da leitura e do pensamento crítico.

    Em jeito de balanço, esta Semana recheada de atividades (palestras, ateliers, workshops, teatro; música, dança, concursos, exposições, oficinas variadas – de formação para professores, de ilustração, de pintura…) procurou abrir a mente da nossa comunidade escolar para a sociedade e o mundo que nos rodeiam, propiciando o convívio e a confraternização com algumas celebridades e figuras de destaque do espaço mediático português, casos do Coronel Sousa e Castro e Henrique Araújo, Juiz do Supremo Tribunal, mas também escritores, professores e investigadores universitários que lideram projetos inovadores nas suas universidades.