O agrupamento foi representado pelas turmas do 6.ºG e do 6.ºH da Escola Básica Padre Himalaya e por alunos do 11.ºC da EB 2,3/S de Arcos de Valdevez. Com grande satisfação, as turmas do 6.º ano receberam o 2.º prémio na categoria de 2.º Ciclo pelo projeto “Dançar ao som de Abril”, enquanto o projeto do 11.ºC, intitulado “Conversas Digitais: O Chatbot e a Memória do 25 de Abril”, foi agraciado com uma menção honrosa na categoria de Ensino Secundário.
Estes projetos começaram a ser desenvolvidos em janeiro e, após muita dedicação e empenho, superaram várias etapas, incluindo a votação pública e a avaliação por um júri especializado. Todo esse trabalho culminou na atribuição dos referidos prémios durante a gala, realizada nos estúdios Time Out em Lisboa, onde se celebrou a dedicação e a criatividade dos alunos e professores envolvidos.
No total, foram submetidos várias centenas de projetos, envolvendo 1400 alunos e 320 professores nesta iniciativa da Porto Editora. Segundo os organizadores, “todos os projetos apresentados refletiram a busca pelo conhecimento e a importância dos valores do 25 de Abril.”
Foi com muito orgulho que o grupo de alunos e professores representou o seu Agrupamento numa gala que incluiu música, debates sobre a liberdade e uma apresentação detalhada dos projetos finalistas.