50 anos de Abril
O 25 de Abril representa um marco fundador na história da democracia portuguesa. Esta data simboliza o início de uma jornada repleta de profundas mudanças económicas, sociais e culturais, cujo motor principal foi a democratização e a integração de Portugal na Europa.
Ao celebrar os 50 anos do 25 de Abril, temos uma oportunidade ímpar para relembrar e valorizar a nossa recente história, reforçando os ideais de uma sociedade mais informada sobre o seu passado e comprometida com uma participação ativa, plural e democrática.
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril assentam em dois pilares essenciais: Memória e Futuro. Este é um momento de celebração que abrange todo o país, baseado nos princípios e valores que estiveram na origem do Programa do Movimento das Forças Armadas, que pôs fim à ditadura: paz, liberdade, democracia e progresso.
Estas comemorações estendem-se desde 2022 até 2026, começando em março de 2022, marcando o momento em que passamos a ter vivido mais dias sob um regime democrático do que sob uma ditadura. Encerrarão em dezembro de 2026, quando celebraremos tanto os 50 anos da aprovação da Constituição da República Portuguesa como os 50 anos do ciclo eleitoral de 1976. Esse ciclo marcou o início das primeiras eleições legislativas, presidenciais, regionais nos Açores e na Madeira, e autárquicas, representando uma verdadeira afirmação da democracia no país.
Estas comemorações são uma oportunidade para olhar para o nosso passado com gratidão e para o nosso futuro com esperança, mantendo vivos os ideais de paz, liberdade, democracia e progresso que nos guiaram desde o 25 de Abril de 1974.